Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Leilão

02.10.07
Hoje, no Público, Suplemento P2, página 4, artigo de Luis Miguel Queirós, sobre um importante leilão de revistas e obras literárias.

“A biblioteca do médido Alfredo Ribeiro dos Santos, que inclui aquela que é, provavelmente, a mais importante colecção privada de revistas literárias portuguesas, vai ser leiloada amanhã, e durante oito noites consecutivas , na Junta de Freguesia de Bonfim, no Porto, onde já se encontra exposta.

O acervo foi dividido em 3561 lotes, mas este total não dá sequer uma ideia aproximada de quantidade de espécimes bibliográficos em causa. Basta pensar, por exemplo, na revista Seara Nova, cujos 1600 números correspondem a um só lote.

(…)

Embora o conjunto inclua milhares de primeiras edições, algumas raríssimas, de obras de poesia, ficção e ensaio, são mesmo as revistas literárias que tornam este leilão um acontecimento único.

(…)

Entre as largas centenas de colecções de revistas que irão ser leiloadas nos próximos dias, algumas das mais cobiçadas são as que estão ligadas ao movimento modernista: a mítica Orpheu, de que se publicaram apenas dois números (…) a Centauro, de 1916 (…) Exílio, também de 1916 (…) Portugal Futurista (…)Presença (…) Contemporânea(…) Seara Nova(…) Águia (…) Gazeta Literária do cónego Francisco Bernando de Lima, de que se publicaram 32 números em 1761 e 1762, e que é considerada a primeira revista literária portuguesa."

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.