Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Prémios de Edição LER Booktailors no Diário de Notícias

05.05.09
Excertos da peça do DN:

«O Prémio Especial Carreira (Editor) foi atribuído a Joaquim Figueiredo Magalhães (1916-2008), fundador da editora Ulisseia (e do "Almanaque"), que publicou autores como David Mourão-Ferreira, Alexandre O'Neill e José Cardoso Pires, bem como Norman Mailer, Ernest Hemingway, John Steinbeck, William Faulkner, entre muitos outros.

"Tinha qualquer coisa de príncipe florentino e de cardeal herético, mas o que me impressionava era o humor e a grandeza de coração", disse dele Cardoso Pires.

O Prémio Especial Editora do Ano foi para a Tinta-da-China, que "apesar de ser um jovem projecto da edição portuguesa, conta já com um catálogo extenso e respeitado".

"O sucesso que em 2008 alcançou com alguns dos seus livros demonstra que a consistência e o bom trabalho também têm lugar nos 'tops'", justificou o júri.

Por sua vez, a Sextante foi distinguida com o Prémio Especial Editora Revelação (...)
"Pela extrema qualidade do projecto e pela ousadia de apostar na literatura portuguesa, o júri considera a Sextante um dos melhores exemplos de edição em Portugal", sublinhou.

Henrique Cayatte, "sem dúvida um dos nomes que mais contribuíram para a renovação do 

O Prémio Especial Inovação foi para a Biblioteca de Editores Independentes, a colecção de livros de bolso criada pelas editoras Assírio & Alvim, Cotovia e Relógio d'Água, por se tratar de "um risco que cumpria ao júri distinguir e elogiar".

João Paulo Martins, proprietário da Livraria Férin - a segunda mais antiga do país, na posse da mesma família há seis gerações - recebeu o Prémio Especial Livreiro, por ter apostado "numa especialização forte, na qualidade da escolha editorial".

O Prémio Especial Livraria Independente foi atribuído à Pó dos Livros, "pelo ambiente, qualidade de serviço, fundo de catálogo - e o prazer de folhear e ver livros sem data e sem a pressão das novidades".

Luís Caetano, autor e apresentador dos programas da Antena 2 sobre livros "Última Edição" e "A Força das Coisas", foi distinguido com o Prémio Especial Jornalista ou Imprensa de Edição, "uma homenagem não só ao jornalista e homem de cultura" mas também ao "espaço radiofónico de excelência que mantém".

Ao jornalista e crítico literário José Mário Silva foi atribuído o Prémio Especial Blogue de Edição, pelo seu Bibliotecário de Babel, cuja "actualidade, rigor e pertinência" o júri achou por bem distinguir.

Na categoria de Promoção de Autor Português, o prémio foi para o publicitário Rui Manuel Amaral e para a editora Angelus Novus, que publicou o seu livro "Caravana", promovido por um conjunto de "trailers" feito pelo autor.»

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.