Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

A Turma da Mônica

23.01.08

Um dos heróis de infância de muitos de nós é o Cebolinha, esta massacrada personagem de verde, com somente cinco cabelos e um defeito de linguagem muito peculial.

Durante sessenta anos Maurício encantou pais, e agora filhos, com toda uma turma (da Mônica, essa rapariguinha acima, de fato vermelho e coelho sansão, capaz de arrasar com uma legião de meninos trocistas) que foi progressivamente crescendo e multiplicando-se, adaptando-se a novos tempos e públicos (Dorinha, a menina cega; Bloguinho, o geek informático; Luca, o paraplégico; para além de personagens negros, por exemplo).

Mais do que uma adaptação, maurício faz também homenagens (recordemo-nos que a Magali, a jovem gulosa comedora de melância, é a sua própria filha) e a última adesão à Turma da Mônica é um nosso conhecido: António Alfacinha.

Português, lisboeta de gema com toques linguísticas saídos dos anos 60/70, a sua entrada enquadra-se na tentativa de introduzir personagens portuguesas nos desenhos, cuja experiência recente, o extra-número «Lostinhos - perdidos nos quadradinhos» já vinha demonstrando.

Resta-nos esperar pelas peripécias desta Turma, uma das mais magníficas da literatura infantil em português.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.