Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Entrevistas Booktailors: João Paulo Sacadura

11.10.12


O programa de televisão da TVI 24 Livraria Ideal já foi cancelado. Mas, enquanto existiu, cumpriu a sua missão: dar a conhecer os autores ao público e levá-lo a ler mais. Por isso, João Paulo Sacadura tem a sua consciência tranquila e o sentido do dever cumprido. Ficam, no entanto, muitos autores por conhecer e muitos mais livros por divulgar.


A cultura e os livros estão irremediavelmente condenados aos horários muito tardios?

Nada (ou quase nada, está bem…) está «irremediavelmente condenado» nesta Terra… Eu acredito na salvação! Mas enfim: todos sabemos que é uma questão de mercado, de vontade política, de investimento, de prioridades, de valores. Mas em primeiro lugar, num canal privado, é uma questão de mercado, naturalmente: quando se inventar maneira de serem programas rentáveis, estou convencido de que darão mais cedo.

 

Ainda vamos ter um programa de livros em canal generalista a um horário mais nobre?

Vamos?! Quem me dera! Gostava até de participar nele, de qualquer forma! (P.S.: E quando se fala de livros e leituras, todos os horários são nobres...)

 

Que critérios utilizava na seleção dos livros escolhidos e autores entrevistados?

Atualidade, variedade de géneros e estilos, interesse, novidade (mas não só…), boas histórias, bons contadores de histórias e que promovessem a leitura!

 

A Livraria Ideal unia o rigor informado a uma certa coolness. Era esse o segredo para se manter no ar há tanto tempo e recolher tantos prémios da crítica?

A ideia era essa mesma: estando bem informado, conhecer um pouco melhor a pessoa por trás das letras… passar um bom momento revelando outros aspetos de uma personalidade que nos faz ler, viajar, sonhar, aprender… e no processo suscitar em quem nos vê e ouve o desejo de ler mais!

 

Tinha feedback dos espectadores às entrevistas e sugestões?

Tinha, e em geral era bom! Gostava muito quando me diziam que gostaram muito de conhecer um certo autor que antes desconheciam, e que iam mesmo comprar os livros dele/a! Aí sentia que cumpria a missão que a TVI/ TVI 24 me tinha confiado.

 

Os autores portugueses já estão mais à vontade em frente às câmaras ou continuam muito acanhados?

Depende, claro. Há de tudo, como aliás em todas as profissões; na sua maioria os autores não são muito de conversa televisiva (já tive algumas estreias e agradáveis surpresas!), mas são quase sempre personalidades fascinantes, que contam e marcam.

 

Que autor gostava de ter levado à Livraria Ideal e não se proporcionou?

Ui, tantos! E muitos estrangeiros…

 

Fala-se muito em crise no meio editorial. Recebeu menos livros no último ano?

Sim, nota-se bem; mas ainda se edita muito em Portugal.

 

Já teve vontade de telefonar para uma editora e pedir que não lhe mandasse mais livros?

Já o fiz. Por e-mail. Pedindo que evitassem enviar-me certos tipos de livros, que não se enquadrassem nas poucas leituras que podemos recomendar por semana: tendo a hipótese de mostrar cada vez menos, por questões de tempo de antena, procurava ser o mais generalista possível, cingindo-me a um ou outro romance ou romance histórico, literatura infantil, algum ensaio mais premente, alguma poesia, e uma ou outra obra mais prática; estava limitado, não dava para mais, infelizmente…

 

Tinha tempo para ler aquilo de que gosta ou o programa condicionava todas as leituras?

Tenho algum tempo para ler (e quando não tenho arranjo-o, esticando o dia e encurtando as noites…), mas, sem dúvida, o programa condicionava muito, lia muito dos autores que convidava, quando não os conhecia antes (já tive com isso muitas agradáveis surpresas!), e dos livros que recomendava. Sempre com prazer!

 

 

 

João Paulo Oom de Sacadura, 52 anos, lisboeta, bom rapaz, viúvo, pai de dois gémeos de 14 anos. Leitor assíduo, estudou Engenharia, escreveu livros sobre património, artigos e roteiros de viagem, colaborou na imprensa, na rádio, na TV e multimédia. Gosta de ler, ouvir, conversar.

-

Campanha «Formai-vos!»: desconto de 50% para desempregados e recém-licenciados. Novidades 2012: [Lisboa] Revisão de Texto - nível inicial, Comunicação Editorial, Livro Infantil [Porto] Revisão de Texto - nível intermédio.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.