Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Alêtheia acusa Diário de Notícias de querer impedir publicação de livro

06.02.14

 

«A Global Notícias, detentora do jornal Diário de Notícias, pode estar a tentar impedir a promoção e a publicação do livro Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias, do investigador Pedro Marques Gomes, acusa a editora da Alêtheia, Zita Seabra. Em causa está a reprodução de uma primeira página do Diário de Notícias, que a empresa considera constituir violação dos direitos de autor.

 

O livro é o resultado de uma investigação sobre a condução do processo de saneamento naquele jornal durante o Verão Quente de 1975. Uma das conclusões é a de que foi José Saramago, na altura subdirector do DN, quem iniciou os saneamentos.» Ler no Público.

 

«A Global Notícias, proprietária do DN, JN, O Jogo e TSF, desmentiu hoje [ontem] as notícias dando conta de que estaria a tentar impedir a publicação do livro Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícas.

 

Em comunicado, a administração da empresa esclarece que em causa está o facto de a capa do livro reproduzir "ilicitamente e de forma não autorizada uma capa da autoria do Diário de Notícias, bem como o título do jornal".» Ler no Diário de Notícias.

 

«Zita Seabra, editora da Alêtheia, que publica o livro Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias do historiador Pedro Marques Gomes, disse à Lusa que não cede a "ameaças", e que o trabalho vai ser lançado na quinta-feira [hoje].» Ler no Diário Digital.

 

«A tentativa de impedir a publicação e comercialização de Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias é uma "atitude inadmissível num país democrático, onde não existe censura", disse Zita Seabra.» Ler no Expresso.

 

«Apesar da "ameaça" da empresa de media de Joaquim Oliveira, a Alêtheia Editores promete publicar a obra e colocá-la à venda em todas as livrarias. O lançamento está marcado para hoje, às 18.30, na Livraria Alêtheia, na rua do Século, em Lisboa. A apresentação está a cargo da professora e historiadora Irene Flunser Pimentel.» Ler no Correio da Manhã.

 

«A empresa refere que apenas se limitou "a reagir contra uma violação flagrante dos seus direitos".» Ler no Jornal de Notícias.

 

«O livro do investigador Pedro Marques Gomes aponta José Saramago como o "iniciador" do processo de afastamento de jornalistas, no Verão Quente de 1975. A obra conta ainda como o então subdiretor do jornal saneou parte da redação e acabou despedido. » Ver e ler na RTP e no Correio da Manhã.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.