Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

O Papel e o Pixel, de José Afonso Furtado. Edição Portuguesa.

20.11.07

Já aqui tinhamos falado desta obra. Nessa altura, falámos das edições brasileira e espanhola, tendo inclusive deixado dois comentários à obra (edição brasileira) produzidos por Rogério Santos e Isabel Coutinho (está tudo no link acima).

Ainda nessa altura, referimos que não havia edição portuguesa da obra.

Felizmente ela chegou.

E ainda por cima revista em relação à edição brasileira, sendo a edição portuguesa da responsabilidade da Ariadne.

Numa altura que tanto se fala do Kindle (ver posts abaixo), esta obra é lançada no timing exacto. A obra ainda não fala do Kindle (o aparelho foi lançado ontem), mas não deixa de ser fundamental para compreendermos todos "os Kindles" lançados até hoje e o que isso implicou no objecto livro, nas leituras, no acesso à informação.


Deixamos aqui a informação cedida pela editora sobre a obra:


Desde há muito pensador laborioso do livro e das suas condições, José Afonso Furtado apresenta-nos em O papel o o pixel as grandes questões sobre o livro na era do digital.


Percorrendo os capítulos Livro electrónico e edição electrónica: tentativa de definição, Versões electrónicas e reconceptualização do livro no mundo digital, Mediação tecnológica e remediação, Técnicas, textos, usos. Questões cognitivas e práticas sociais, o leitor encontrará uma reflexão actualizada do panorama actual do livro e da sua transformação em digital, sabendo que uma não anula a outra, antes torna os problemas diferentes, revolucionando as práticas de leitura e as aprendizagens cognitivas.


Sobre o autor:
José Afonso Furtado é licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste de Gulbenkian desde 1992. É também Docente do "Curso de Pós-Graduação em Edição - Livros e Novos Suportes Digitais" da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e Conferencista convidado do “Curso de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual” da Faculdade de Direito da mesma Universidade.


Publicou O que é o Livro, Difusão Cultural, Lisboa, 1995, Os Livros e as Leituras. Novas Ecologias da Informação, Livros e Leituras, Lisboa, 2000, para além de vários artigos e separatas.



Sobra o autor:


José Afonso Furtado nasceu em Alcobaça em 1953.


Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Durante largos anos desenvolveu a sua actividade profissional em organismos governamentais na área da Cultura, tendo exercido entre 1987 e 1991 o cargo de Presidente do Instituto Português do Livro e da Leitura. Foi membro do Conselho Superior de Bibliotecas desde 1998 até à sua extinção em 2007. É actualmente membro da Comissão de Honra do Plano Nacional de Leitura e exerce as funções de Director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste de Gulbenkian desde 1992.


É Docente do "Curso de Pós-Graduação em Edição - Livros e Novos Suportes Digitais" da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa, sendo Conferencista convidado do “Curso de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual” da Faculdade de Direito da mesma Universidade.


Para além de vários artigos e separatas, publicou O que é o Livro, Difusão Cultural, Lisboa, 1995, Os Livros e as Leituras. Novas Ecologias da Informação, Livros e Leituras, Lisboa, 2000 e O papel e o pixel. Do impresso ao digital: continuidades e transformações, Florianópolis (Brasil), Escritório do Livro, 2006 (edição espanhola: El papel y el píxel. De lo impreso a lo digital: continuidades y transformaciones, Gijón, Ediciones Trea, 2007).




O lançamento da obra decorrerá na Casa Fernando Pessoa, no dia 27 de Novembro pelas 18h30. A apresentação do livro estará a cargo de João Caraça.


Não perca na próxima sexta-feira, dia 23.11.2007, uma entrevista com o autor. Um exclusivo Blogtailors.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.