Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Perfil pessoal e profissional de Rui Beja

17.07.08
Rui Manuel Monteiro de Oliveira Beja, nascido em Lisboa em 1944, casado, três filhos, é licenciado em Controlo Financeiro pelo “Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa”.

É membro da “Ordem dos Economistas”, da “Ordem dos Revisores Oficiais de Contas” e da “Associação Portuguesa de Peritos Contabilistas”, bem como da “Associação Portuguesa de Gestão de Riscos e Seguros” e do ”Instituto Português de Corporate Governance”.

É Administrador não Executivo e Consultor da Administração da Lisboa Editora SA / Grupo Porto Editora. Tem exercido actividade no âmbito do ensino, da revisão oficial de contas e da consultoria de gestão, com especial incidência nos domínios da gestão editorial, da governação e organização empresarial, da gestão dos riscos do negócio e da responsabilidade social das empresas.


É docente da disciplina de “Gestão Editorial” no mestrado em “Estudos Editoriais – 2º semestre 2007/2008, como Professor Auxiliar Convidado da Universidade de Aveiro.

Integrou a “Comissão Técnica do Desenvolvimento Sustentável” da “Ordem dos Revisores Oficiais de Contas”, no triénio 2002/2005 e, em representação da OROC, foi membro do “Management Committee dos ESRA – European Sustainability Reporting Awards”, tendo feito parte do respectivo júri internacional, em 2004, e presidido ao júri nacional em 2004 e 2005.


Exerceu funções como Presidente do Conselho de Administração do “Círculo de Leitores”, entre Julho de 1992 e Dezembro de 2001. Ao longo de 30 anos esteve ligado a esta empresa editorial subsidiária da “Bertelsmann”, o maior grupo europeu de media. Tendo iniciado a actividade no “Círculo de Leitores”, em 1971, como Director Financeiro, foi Director Geral Adjunto desde 1986 até ser até ser empossado como primeiro responsável pela gestão da empresa; acumulou este cargo com a presidência do Conselho de Administração da “Fundação Círculo de Leitores”, desde a sua constituição em 1995. Foi também presidente da “Bertelsmann Portuguesa,

SGPS” e representou o grupo na qualidade de Country Information Officer. Participou na evolução do “Círculo de Leitores” desde o seu primeiro ano de actividade operacional, em 1971, e era seu presidente quando esta editora em sistema de «clube do livro» foi distinguida, em 1998, com o prémio da “Revista Exame” para a “Melhor entre as Maiores” empresas do sector de “Edição, Informação e Artes Gráficas”.

Esteve envolvido em vários projectos de âmbito editorial e sócio-cultural, com destaque para a publicação de importantes obras de referência na historiografia portuguesa, bem como a criação da editora “Temas e Debates”, da “Fundação Círculo de Leitores”, do “Prémio Literário José Saramago” e das “Olimpíadas da Leitura”.

Em razão da actividade desenvolvida neste grupo editorial fez parte do “Núcleo de Consultores e Colaboradore Especiais” da “Notícias do Milénio” e, em 10 de Junho de 2002, foi agraciado pelo Presidente da República com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.


Publicou diversos artigos nas revistas “Contabilidade e Finanças”, “Revisores & Empresas” e “Im))pactus”, versando as temáticas do planeamento estratégico, gestão dos riscos do negócio e responsabilidade social das empresas.

Participou como orador em várias conferências e seminários, promovidos por instituições académicas e empresariais e apresentou uma comunicação sobre “Relato e Auditoria dos Riscos do Negócio” no “X Congresso da Contabilidade”, em Novembro de 2004. É autor do livro “Risk Management – Gestão, Relato e Auditoria dos Riscos do Negócio”, publicado pela Áreas Editora em Outubro de 2004.

É autor do livro “Risk Management – Gestão, Relato e Auditoria dos Riscos do Negócio”, publicado pela Áreas Editora em Outubro de 2004.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.