Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Feira do Livro de Lisboa 2010: Debate de ontem - «República e Monarquia - 100 anos depois»

30.04.10
Da esquerda para a direita: Fernando Vendrell, Maria João Costa, Luís Coimbra, Lourenço Pereira Coutinho.

Foi ontem, a partir das 18h30, não no Auditório da Feira do Livro de Lisboa, como estava agendado, mas na Praça Amarela, do lado esquerdo do Parque Eduardo VII, em Lisboa.

Maria João Costa, a jornalista da Rádio Renascença e moderadora deste debate abriu o discurso com uma apresentação dos convidados e um resumo do que ao longo destes últimos tempos se tem vindo a publicar sobre o tema em Portugal, passando então a palavra aos convidados.

Tendo como pano de fundo os livros, o tema resvalou para a análise política de então e de agora, com paralelismos entre a situação de então e de agora, numa clara tentativa de perceber os motivos que levaram ao fim da monarquia e instauração da 1.ª República.

Foi também discutida a dificuldade de abordagem crítica às fontes de então, tanto para o processo de escrita histórica como de realização de obras cinematográficas, havendo no entanto consenso em relação à profundidade da época e das personagens desse tempo, assim como a uma abordagem não maniqueísta do tema.

O tom do debate foi calmo e consensual, com duas ou três pequenas incursões na crítica à república e à monarquia, mas foi acima de tudo esclarecedora e interessante para os demais interessados que vieram propositadamente ou que foram agradavelmente surpreendidos com um tema que, apesar de centenário, está bastante actual.

Foi notada a falta de um representante da Comissão para o Centenário da República que, tendo sido convidado, revelou não ter nenhum comissário disponível para se representar.

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.