Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Oficina de Revisão de Texto - Nível Intermédio, por Raquel Mouta

16.09.08

A formação de revisão da Booktailors está estruturada em níveis, de forma a preencher diferentes necessidades de diferentes públicos. Anunciamos agora o nível intermédio do curso de revisão.

Objectivo geral: prática de diversos graus de intervenção no texto, respeitando as regras da língua e as conjunturas do trabalho, com incidência em livros de ficção e de não-ficção. Prática de revisão com aplicação das novas regras ortográficas.

Público-alvo: quem possua prática em revisão de texto, ao nível da correcção ortográfica e gramatical na generalidade, e queira exercitar vários graus de intervenção no texto.

Objectivos específicos:
- Recapitulação dos conhecimentos adquiridos na oficina de introdução à revisão de texto.
- Aplicação de diversos graus de intervenção a um mesmo tipo de texto, levando em conta conjunturas hipotéticas apresentadas por um empregador.
- Aplicação de diversos graus de intervenção a diferentes tipos de texto com avaliação prévia do grau a aplicar.
- Métodos de trabalho: programação, n.º de passagens pelo texto e que ferramentas usar e quando.
- Familiarização com as várias alterações do Acordo Ortográfico.
­- Prática de revisão de vários textos com as novas regras ortográficas.

Formador: Raquel Mouta. tradutora e revisora editorial profissional desde 1998, em editoras tão diversas como Editorial Caminho, Campo das Letras, Quasi, Relógio d'Água, Cotovia, Tinta-da-China, Estampa, Livros Horizonte, Bertrand, Plátano Editora, entre outras. Possui experiência de coordenação editorial e editing.Desde 2003, lecciona no Curso de Especialização para Técnicos Editoriais, enquanto especialista convidada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Detalhes:
N.º de sessões: 4

Datas: 6.ª e sábado dos dois primeiros fins-de-semana de Outubro – 3, 4, 10 e 11 de Outubro. A formação dos dias 3 e 10 de Outubro (6.ª feira) decorrerá entre as 18h30 e as 21h30; a formação dos dias 4 e 11 de Outubro (sábado) decorrerá no seguinte horário: 10h-13h e 14h30-17h30

Total de horas: 18.

---

Serão sorteados entre todos os formandos materiais Porto Editora. A saber:

- 1 dicionário de Português;

- 1 dicionário de sinónimos;

- 1 livro sobre o acordo ortográfico, que aborda, de um ponto de vista técnico, as principais alterações previstas pelo novo acordo.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.