Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses - excertos da obra (III)

03.12.12

 

Fernando Guedes: O decano dos editores portugueses é o primeiro livro da coleção «Protagonistas da Edição», da autoria de Sara Figueiredo Costa, uma edição Booktailors. A obra será apresentada por Francisco Espadinha, na próxima quarta-feira, dia 5, pelas 18.30, na Casa Fernando Pessoa. 


«Mas como aconteceram as coisas durante a preparação da Enciclopédia? Quando começam a fazer os convites aos vários colaboradores, ninguém fazia ideia de quem vocês eram?

Pois não. Uma das primeiras pessoas que conheci e que depois foi extremamente importante neste processo foi o padre António de Magalhães, S. J. E conheci‑o numa exposição de pintura do Nuno Siqueira. Esse homem era de uma atividade tal… Tive algumas dificuldades iniciais com a própria Companhia, que achavam que eu era um miúdo e que se podiam meter numa alhada onde não queriam envolver o nome da instituição. Há uma história anterior à Enciclopédia que é com o Dr. Fernando Castro Pires de Lima, que dirigiu A Arte Popular em Portugal. Mandei‑lhe o convite para isso, não o conhecia pessoalmente, e ele era muito amigo do Américo Tavares Martins, da Livraria Tavares Martins. Quando recebeu o convite, o Dr. Pires de Lima foi ter com ele e disse‑lhe: "Recebi este convite, não conheço esta pessoa de lado nenhum, o que é que tu me dizes?" E o Tavares Martins, que era um homem com alguma piada, respondeu‑lhe assim: "Fernando Guedes? Espera lá! Esse é poeta, diz‑lhe que sim, que ele não vai fazer nada."»

 

Excerto retirado das páginas 57 a 59 da obra.

 

O livro encontra-se disponível para pré-encomenda através do e-mail encomendas@booktailors.com. As encomendas serão expedidas a 5 de dezembro, após confirmação de pagamento. O livro custará 10,80 euros, já com 10% de desconto e oferta de portes incluídos apenas para território nacional.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.