Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

«O primeiro livro do Sándor Márai publicado em Portugal foi publicado por mim» — excertos de Carlos da Veiga Ferreira: Os editores não se abatem

31.10.13

© Carlos da Veiga Ferreira — Festa dos 25 anos da Teorema,

com os sócios que permaneceram na editora até à sua venda,

em 2007 Jorge Azevedo, José Elias Mendonça e Mário Vidal Pereira, c. 1998.

 

«Quando ficou responsável pela linha editorial da Teorema, já tinha uma ideia definida do tipo de catálogo que queria construir ou tratou-se de um processo que foi acontecendo sem grande definição prévia?

Quando fiquei sozinho na Teorema, a editora já tinha cerca de 60 títulos. Mas as coisas já estavam mais ou menos estruturadas. Havia uma zona de ficção, uma de ensaio e uma infantil, todas elas bastante boas e todas elas com alguns pilares. […] Por exemplo, o primeiro livro do Sándor Márai publicado em Portugal foi publicado por mim e chama-se A Conversa de Bolzano. Para mim é o melhor livro dele, e estou farto de dizer à Cecília [Andrade] para o publicar na Dom Quixote [editora que tem estado a publicar o autor, recentemente], ainda por cima é uma tradução do Miguel Serras Pereira. Curiosamente, na altura em que o publiquei, não vendeu nada; só depois é que se tornou um autor na moda. Depois descobri outro autor magnífico, um húngaro chamado Miklós Szentkuthy, um tipo completamente louco que viveu todo o tempo do comunismo em casa, com uma biblioteca de 45 mil volumes, e que só escreveu um romance, chamado O Breviário de Santo Orfeu, em dez volumes. Eu publiquei três: A Margem de Casanova, Escorial e Primavera Negra. Não vendi nada de nenhum deles, mas um belo dia estava em Londres a falar com um editor húngaro e, quando lhe disse que publicava o Miklós Szentkuthy, ele disse-me: "O Sándor Márai é muito bom, mas esse é o melhor autor húngaro de sempre." E eu disse-lhe que era capaz de ser verdade, mas que aqui em Portugal não vendia nada. Ao que ele me disse: "Na Hungria também não", o que me deu algum alívio.»

 

Fotografia retirada da página 98 e excerto retirado das páginas 40 e 41 da obra.

 

Livro disponível para encomenda através do e-mail encomendas@booktailors.com. PVP 12,00 € (oferta de portes de envio).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.