Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

«Há outros que, por mais que saibam de gestão, nunca vão ter bons resultados» — excertos de Carlos da Veiga Ferreira: Os editores não se abatem

05.11.13

 © Carlos da Veiga Ferreira — No stand da Teorema, na Feira do Livro de Lisboa.

 

«Como vê esta tendência, entretanto quase regra, de ter desaparecido a maioria dos fundos de catálogo nas Feiras do Livro, substituídos por novidades e livros mais recentes?

Acho que é terrível e perigosíssimo em termos culturais. E é uma coisa que deriva de uma visão exclusivamente economicista do que é o mercado. Um dos problemas graves da edição portuguesa é o facto de haver editoras cuja escala de valores é a seguinte: menos importante, os autores; depois, também com pouca importância, os editores; no topo da escala, os gestores e a gente do marketing. Isto não vai dar bom resultado, e já se começa a notar. Nalguns grupos, os autores são o que menos importa, porque há a ideia de que, perdendo um autor, aparecem logo mais 37. Com os editores, a mesma coisa.

 

Porque acha que isso acontece?

Creio que um dos problemas foi ter desembarcado no mundo do livro gente que não era deste mundo. Lá fora, as concentrações fizeram-se e continuam a fazer-se, mas, na maioria dos casos, estamos a falar de empresas que têm décadas de experiência com livros, como se viu agora com a Gallimard, que comprou a Flammarion. E essa é a vantagem da Porto Editora, o facto de os proprietários terem nascido dentro de uma editora. Mas há outros que, por mais que saibam de gestão, nunca vão ter bons resultados.»

 

Fotografia retirada da página 20 e excerto retirado das páginas 86 e 87 da obra.

 

Livro disponível para encomenda através do e-mail encomendas@booktailors.com. PVP: 12 € (inclui portes de envio; válido para território nacional).

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.