Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Celebram-se hoje os 800 anos da Língua Portuguesa

27.06.14

 

«Lisboa assinala esta sexta-feira oito séculos de Língua Portuguesa. Vai haver festa no Padrão dos Descobrimentos, em Belém. É também apresentado o Manifesto 2014 - 800 anos da Língua Portuguesa. Trata-se de uma iniciativa que visa celebrar os 800 anos do Português, tendo como base o testamento de D. Afonso II em 1214. É o mais antigo documento régio e oficial escrito em Língua Portuguesa.» Ver na RTP.

 

«[Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra] defende ainda uma maior exigência no ensino do português, a existência de melhores professores e mais motivados, e destes terem menos incumbências administrativas e mais tempo para serem professores.» Ouvir na RTP.

 

«A cerimónia juntou personalidades de países onde o idioma português é falado – Portugal, Moçambique, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Brasil - entre elas o secretário Executivo da CPLP, Issac Murargy, e o deputado José Ribeiro e Castro.» Ler n'A Bola.

 

«Corria o ano da graça de 1214. A 27 de Junho, D. Afonso II, terceiro rei de Portugal, redigiu o testamento. É considerado o primeiro documento escrito em português.» Ler na Renascença.

 

«Há precisamente 800 anos foi o escrito o primeiro documento oficial em língua portuguesa. Simbolicamente o testamento do rei D. Afonso II foi agora utilizado para celebrar um idioma que é falado em oito países por 244 milhões de pessoas.» Ver na RTP.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.