Cinco escritores portugueses entre os finalistas do Prémio PT de Literatura 2014
02.06.14

Alexandra Lucas Coelho, Ana Luísa Amaral, António Lobo Antunes, Gastão Cruz e Gonçalo M. Tavares são os cinco escritores portugueses entre os finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura 2014.
Entre os 64 livros nomeados nas categorias Romance, Poesia e Crónicas, António Lobo Antunes e Gonçalo M.Tavares estão nomeados para a categoria Romance com Comissão das lágrimas (Alfaguara) e Matteo perdeu o emprego (Foz), respetivamente.
Gonçalo M. Tavares repete a nomeação na categoria Crónicas, com Canções Mexicanas (Casa da Palavra). Alexandra Lucas Coelho está nomeada para a mesma categoria com Viva México (Tinta da China).
Para a categoria Poesia, estão nomeadas as obras Observação do verão seguido de Fogo (Móbile Editorial), de Gastão Cruz, e Vozes, de Ana Luísa Amaral (Iluminuras).
Consulte todos os nomeados aqui.
«Os 12 finalistas da lista de 64 nomeados serão escolhidos em Setembro. Os vencedores das várias categorias (Romance, Poesia e Contos ou Crónica) e o Grande Prémio Portugal Telecom 2014 são anunciados perto do final do ano e recebem cada um cerca de 16 mil euros.» Ler no Público.
«Nesta etapa de seleção partiociparam 220 profissionais ligados aos espaços da literatura, que selecionaram os eleitos a partir dos 490 livros inscritos. Além de escolher 22 livros de poesia, 20 romances, 12 de crónicas e dez de contos, este júri elegeu ainda os seis jurados que decidirão quais serão os 12 finalistas e, depois, os vencedores.» Ler no Diário de Notícias.
«Este prémio foi criado em 2003 pela Portugal Telecom, e inicialmente pretendia "prestigiar e divulgar a literatura brasileira". A partir de 2007, o prémio passou a estar aberto a autores de todos os países de língua portuguesa.» Ler no Correio da Manhã.
«Recorde-se que Gonçalo M. Tavares já recebeu, duas vezes, o Prémio PT (por Jerusalém, em 2007, e Uma Viagem à Índia, em 2011) e António Lobo Antunes uma vez (em 2008, por Eu Hei-de Amar uma Pedra). De resto, Valter Hugo Mãe recebeu-o, em 2012, por A Máquina de Fazer Espanhóis.» Ler no Sol.