Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogtailors - o blogue da edição

Curso de Livro Infantil, por Carla Maia de Almeida — início a 13 de outubro (LISBOA)

04.09.14

Curso de Livro Infantil,

por Carla Maia de Almeida

 

Objetivos:

Este curso não é um workshop de escrita criativa nem está vocacionado para ações pedagógicas associadas à leitura. Pretende-se, sim, explorar o universo do livro infantojuvenil tomando-o como objeto total, privilegiando a componente literária, mas sem negligenciar outros campos como a ilustração, a edição ou a tradução. Serão mostrados e trazidos à discussão dezenas de títulos recentes, sejam portugueses, traduções ou originais noutras línguas. Estas escolhas refletem o gosto pessoal e as idiossincrasias da formadora e não têm qualquer pretensão de exaustividade nem de doutrinação.

 

Público-alvo:

Estudantes de literatura, edição e educação; professores, bibliotecários e educadores; pais e outros mediadores da leitura junto das crianças; ilustradores; livreiros. Todos os que gostam de ler livros para crianças.

 

Formadora:

Carla Maia de Almeida nasceu em Matosinhos, a 12 de janeiro de 1969. É jornalista de imprensa desde 1992 e escreve atualmente na revista LER sobre livros infantojuvenis, área em que também faz traduções e formação. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Na Caminho, publicou O Gato e a Rainha Só (ilustrações de Júlio Vanzeler, 2005); Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria, 2008), Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau, 2009); e Onde Moram as Casas (ilustrações de Alexandre Esgaio, 2011). Publicou ainda um conto na coletânea Capuchinho Vermelho: Histórias Secretas e Outras Menos (Bags of Books, 2012) e A Lebre de Chumbo, uma edição da APCC — Associação para a Promoção Cultural da Criança (ilustrações de Alex Gozblau, 2012). Em 2013, saiu Irmão Lobo, o seu primeiro romance para o leitor adolescente e adulto, com ilustrações de António Jorge Gonçalves e a chancela do Planeta Tangerina. Vive em Lisboa e tem um blogue chamado O Jardim Assombrado.

 

Programa:

1.ª Sessão: Era uma vez um reino incerto

Apresentação. Que coisa é essa da «literatura infantil?»: algumas definições e aproximações críticas. Do livro de conceitos ao romance juvenil: diferentes géneros de um produto editorial específico mas pleno de ambiguidades. Alguns momentos-chave da história do livro infantil.

 

2.ª Sessão: Contar para dar nomes às coisas

Os contos como desdobramento da vida interior e construção de sentido. O lobo mau não é vegetariano: sobre a temida crueldade dos contos de fadas. Não há temas difíceis, apenas livros que funcionam (ou não). A importância de contar histórias e o impacto da tradição oral no livro infantil.

 

3.ª Sessão: A arte de iluminar as palavras

Breve história da ilustração do livro infantil. A evolução do picture story book (ou álbum) como campo contemporâneo de experimentação estética. Relação indissociável entre texto e imagem. O elo perdido no virar da página de um picture story bookPop-ups e livros só com imagens são literatura?

 

4.ª Sessão: Posso usar a palavra «vislumbrar»?

Escrever para crianças: a ilusão da facilidade. FAQ (Frequentes Atitudes Quadradas) e anti-FAQ de uma escritora. Como se faz um livro? Gestão de egos artísticos e metodologia de trabalho entre escritor e ilustrador. Escritores de livros para crianças e autoimagem.

 

5.ª Sessão: Some like it hot

Autores estrangeiros: dos clássicos da era de ouro das publicações juvenis aos nomes contemporâneos e indispensáveis num Plano Pessoal de Leitura. Anthony Browne, Babette Cole, David Almond, Edward Gorey, Emily Gravett, Jutta Bauer, Kate DiCamillo, Maurice Sendak, Neil Gaiman e Roald Dahl. Questões relativas à tradução.

 

6.ª Sessão: Isso não é para a tua idade!

Como escolher livros para crianças. Chaves de interpretação qualitativas para texto e ilustração. Orientação de leituras por idades, interesses temáticos e personalidade. A leitura literária como suporte de valores para o autoconhecimento e a interação da criança com o mundo.

 

Sugestões bibliográficas:

  • A Emancipação da Literatura Infantil, Manuel António Teixeira Araújo (Campo das Letras);
  • A Formação do Leitor Literário, Teresa Colomer (Global Editora);
  • Breve História da Literatura para Crianças em Portugal, Natércia Rocha (Caminho);
  • Children’s Literature, Peter Hunt (Blackwell Publishing);
  • Contar Con Los Cuentos, Estrella Ortiz (Palabras del Candil);
  • Illustrating Children's Books, Martin Salisbury (A & C Black);
  • Crítica, Teoria e Literatura Infantil, Peter Hunt (Cosac Naify);
  • Poética da Literatura para Crianças, Zohar Shavit (Caminho);
  • Psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim (Bertrand);
  • Mujeres Que Correm Com Los Lobos, Clarissa Pinkola Estés (Ediciones B);
  • Words About Pictures, Perry Nodelman (Georgia).

 

Dados técnicos:

N.º de sessões: 6.

Datas: 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de outubro de 2014.

Horário: 18.30-21.30.

Total de horas: 18.

Propina: 165,00 €.

Descontos: 10 % para ex-alunos Booktailors, estudantes ou formandos que realizem pagamentos a pronto. Desconto máximo acumulável: 20 %.

Local: Bookoffice —Travessa das Pedras Negras, n.º 1, 3.º Dto. Lisboa.

 

Para se inscrever, por favor envie CV (com a referência: LivInf out 2014) para: formacao@booktailors.com.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.