Dia 2, Sophia de Mello Breyner é transladada para o Panteão
30.06.14
![](http://diariodigital.sapo.pt/images_content/2014/2014630744_SophiaMelloBreynerAndresen2014.jpg)
«A cerimónia de trasladação da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, do cemitério de Carnide para o Panteão Nacional, em Lisboa, tem início às 16.30 de quarta-feira e inclui "uma missa de caráter privado", na capela do Rato.» Ler no Diário Digital e na RTP.
«A missa, à qual assiste a família, é celebrada às 17.30 pelo patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, na capela da calçada Bento da Rocha Cabral, saindo depois o cortejo, pelas 18.15, em direção à Assembleia da República,atravessando o largo do Rato, para seguir depois pela rua de S. Bento.» Ler no Jornal de Notícias.
«Está previsto o cortejo chegar ao Panteão Nacional pelas 19.00, onde José Manuel dos Santos, da Academia Nacional de Belas Artes, fará o elogio fúnebre, seguindo-se as intervenções do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves.
Ainda na escadaria do Panteão estão previstas atuações da Companhia Nacional de Bailado e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, e a difusão de uma gravação de 1957, de uma leitura de poemas por Sophia de Mello Breyner Andresen.» Ler no Diário de Notícias, no Sol e no Observador.
«A escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, cuja trasladação do corpo para o Panteão Nacional se realiza na quarta-feira, é "uma das grandes referências cívicas" de Portugal, afirmou o presidente do PEN Clube Português, Casimiro de Brito.» Ler no Diário Digital e na RTP.