Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Dívida leva Ateneu Comercial do Porto a ponderar vender 1.ª edição de Os Lusíadas, estimada em 225 mil euros

04.06.14

 

«Os sócios do Ateneu Comercial do Porto vão decidir esta quinta-feira, em assembleia-geral extraordinária, se pedem um empréstimo sobre o edifício-sede, ou se vendem peças do seu espólio, como a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões, para colmatar uma dívida de 110 mil euros.

 

"O Ateneu tem vindo a arrastar um défice de exploração considerável, de 50 mil euros por ano. Além disso, existe um passivo de 50 mil euros [pelo que] no exercício deste ano teríamos a necessidade, para terminar com uma situação financeira equilibrada, de 110 mil euros", explicou à Lusa Paulo Lopes, presidente da direcção desta instituição portuense, em funções há três meses.» Ler no Público.

 

«Para contrariar a tendência de venda de património, a atual direção entendeu "dar aos associados a opção de recorrer a financiamento bancário, em vez de alienar as peças", considerando ser "uma violência" a "venda pura e simples" dos artigos.» Ler na RTP, no Diário de Notícias e no Diário Digital.