Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogtailors - o blogue da edição

Na próxima sexta-feira, Gastão Cruz e Rui Lopes Graça no Ensaio Geral na Ferin

02.06.14

 

O poeta Gastão Cruz e o coreógrafo Rui Lopes Graça são, no mês de junho, os convidados do Ensaio Geral na Ferin.

 

Gastão Cruz, poeta, crítico literário e encenador, nasceu em Faro em 1941. Estudou Filologia Germânica e foi professor do ensino secundário e leitor de Português no King’s College. Evidenciou-se como poeta, pertencente à geração de Maria Teresa Horta, Fiama Hasse Pais Brandão, Casimiro de Brito, entre outros, ligados pela publicação coletiva Poesia 61. Foi também um dos fundadores do Grupo de Teatro Hoje, para o qual traduziu e encenou textos de Strindberg, Camus, Tchékov e até o romance Uma Abelha na Chuva, de Carlos de Oliveira. Também tradutor, Gastão Cruz transpôs para a língua portuguesa autores como William Blake, Jean Cocteau ou Shakespeare.

 

Venceu em 2004, com Rua de Portugal, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores, e, em 2009, o Prémio Correntes d’Escritas com A Moeda do Tempo. Publicou perto de 20 títulos.

 

Nattural de Torres Novas, Rui Lopes Graça formou-se em Dança como bolseiro da Escola do Ballet Gulbenkian e do Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado (CNB). Em 1985, ingressou no elenco desta companhia e tornou-se bailarino solista em 1996. Dançou grande parte do repertório da CNB, em bailados clássicos e contemporâneos. Desde 1996, tem coreografado para a CNB (como coreógrafo convidado e residente), Ballet Gulbenkian, Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Ballet du Rhin (França), Companhia Nacional de Canto e Dança (Moçambique), Companhia de Dança Contemporânea (Angola) e Companhia Rui Lopes Graça, entre outras. Coreografou igualmente para a Expo ‘98, Porto 2001 Capital Europeia da Cultura e Centro Cultural de Belém. Além da sua atividade como coreógrafo, é convidado regularmente a lecionar na Escola Superior de Dança e na Universidade de Stavanger na Noruega. Recebeu o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Coreografia de 2012, com Perda Preciosa, para a Companhia Nacional de Bailado, em parceria com André E. Teodósio.

 

O programa Ensaio Geral na Ferin é gravado na livraria na primeira sexta-feira de cada mês, numa organização conjunta da Rádio Renascença, Booktailors e Livraria Ferin. A entrada é livre.

 

O início da segunda edição do programa inaugurou também o seu novo formato, no qual um escritor e uma personalidade proveniente de outra área estarão em diálogo em cada sessão.

 

Ouça a edição de novembro aqui (que juntou Afonso Cruz e José Avillez), a edição de dezembro aqui (na qual estiveram D. Manuel Clemente e Gonçalo M. Tavares), a edição de janeiro aqui (que contou com Pedro Vieira e José Gil), a edição de fevereiro aqui (que teve como convidados António Mega Ferreira e João Luís Carrilho da Graça), a edição de março aqui (que levou à Ferin Jacinto Lucas Pires e Mário Laginha), e a edição de abril aqui (com Adelino Gomes e Alfredo Cunha) e o programa de maio, com João Tordo e António-Pedro Vasconcelos, aqui.

 

Pode ainda conhecer os convidados da primeira edição do programa aqui.

-

Conheça a oferta formativa da Booktailors no 1.º semestre de 2014Oficina de Preparação de Original em Ambiente DigitalCurso de Revisão de Texto — nível intermédioCurso de Livro Infantil.